-
Fábio | presidente

CIRCULAR 002/2023 - PISO ENFERMAGEM

  • SITESSCH - Sindicato dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Serviços de Saúde de Chapecó e região -
Postado em 21 de Agosto de 2014 às 15h01

Curso OLT

Trabalhadores de Chapecó participam de formação sobre organização de locais de trabalho

SITESSCH - Sindicato dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Serviços de Saúde de Chapecó e região Trabalhadores de Chapecó participam de formação sobre organização de locais de trabalho Nos dias 12 e 13 de agosto, dirigentes sindicais e...

Nos dias 12 e 13 de agosto, dirigentes sindicais e trabalhadores da área de saúde da região de Chapecó participaram de um curso sobre organização de locais de trabalho, realizado com o apoio da Fetessesc. A formação aconteceu na sede do Sindicato dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Serviços de Saúde de Chapecó e Região (Sitessch).

A abertura ocorreu na noite de terça-feira (12) com a palestra sobre o Plebiscito Popular por uma nova Constituinte, ministrado pela dirigente Rosangela Dal Bosco, do sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal de Chapecó e Região (Sitespm-CHR).

Na quarta-feira, o palestrante foi Cícero Amâncio do Nascimento, formador da CUT e dirigente do sindicato metalúrgico de Joinville. Ele propôs uma dinâmica de grupo no início e falou sobre Organização por Locais de Trabalho (OLT), focando nas melhores possibilidades de articular os trabalhadores para melhor compor o ambiente, a sociedade e a busca por direitos. “Organizar um local de trabalho visa democratizar os direitos laborais observando a realidade, especificidade, respeitando a cultura, as situações, condições do espaço de trabalho e dos trabalhadores”, sintetizou Amâncio.

Durante a tarde, houve trabalhos em grupo, exposições e debates, que foram muito bem aceitos pelos participantes. “É o primeiro curso que participo. Ampliamos o conhecimento e entendemos mais a organização sindical, assim conseguimos esclarecer dúvidas e repassar para os colegas. A formação é importante para que possamos argumentar com os colegas e as pessoas ao nosso redor”, afirmou um dos trabalhadores participantes.

Outro trabalhador também destacou a necessidade de estudar para prosseguir o trabalho sindical. “A participação é importante para que tenhamos consciência de como atuar. Para assumir algo na entidade sindical, primeiro precisamos aprender”, refletiu.

A dirigente Lilian enfatizou a necessidade de os líderes sindicais se manterem atualizados. “Estou há alguns anos no movimento sindical e sempre há algo novo para aprender. Sempre pensamos que sabemos de tudo, mas sempre há coisas novas para aprimorar”, afirmou.

Veja também

Voltar para Notícias

Uso de Cookies

Nós utilizamos cookies com o objetivo de oferecer a melhor experiência no uso do nosso site. Ao continuar sua navegação, você concorda com os nossos Termos de Uso.